Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research

EQUATOR resources in Portuguese | Spanish

Autores de relatos de pesquisas

Os seguintes recursos lhe ajudarão a produzir publicações de pesquisa de alta qualidade:


Planejamento e realização da pesquisa

É importante estar a par dos requisitos para relatos e levá-los em consideração ao planejar e realizar seu estudo de pesquisa:

As revisões sistemáticas representam uma parte importante das pesquisas publicadas. Do mesmo modo que a pesquisa primária, boas revisões sistemáticas devem ser bem planejadas, realizadas e relatadas. Os seguintes recursos dão orientação para o desenvolvimento das revisões sistemáticas fiáveis:

Redação da pesquisa

Um bom artigo científico combina o estilo de redação claro com um padrão elevado de relato do conteúdo da pesquisa:

Dica: quando finalizar sua redação…
Quando publicado, seu artigo começará uma vida nova e independente—será lido e avaliado e pode contribuir para revisões sistemáticas, ser fonte de informações em diretrizes clínicas e ter influência em práticas clínicas, entre outras coisas. Portanto, antes de enviar seu artigo para um jornal, considere se ele é ‘adequado para a finalidade’ e se pode passar por este escrutínio futuro. Por exemplo, pergunte-se se um revisor Cochrane poderá identificar seus métodos de estudo para avaliar o risco de viés (Manual Cochrane, Tabela 8.5.a); se os resultados numéricos podem ser extraídos do seu artigo sem nenhuma ambiguidade; se há detalhes suficientes sobre sua intervenção para permitir o uso na prática clínica, etc.

Compartilhamento e relato de dados

Compartilhar dados é uma prática comum em algumas disciplinas científicas e é um requisito adotado pelos principais organismos que financiam pesquisas. Esta prática ainda não foi adotada totalmente pela comunidade de pesquisas clínicas, mas a tendência está se movendo definitivamente para esta direção.

Vários organismos principais que financiam pesquisas adotaram em suas políticas o requisito do compartilhamento de dados. As políticas são baseadas principalmente nos princípios da OECD (The OECDOECD Principles and Guidelines for Access to Research Data from Public Funding, 2007). Outro bom recurso de informações é o site Aliança Global para Genômica e Saúde (ver Estrutura para Compartilhamento Responsável de Genomas e Dados Relacionados à Saúde)

Uma diretriz para a preparação dos dados clínicos brutos para publicação está listada em nossa Biblioteca com algumas outras diretrizes mais específicas para relatos de dados.

Para orientação sobre relatar e compartilhar dados de experimentos biológicos e biomédicos, visite MIBBI: portal de Informações Mínimas para Investigações Biológicas e Biomédicas, e BioSharing.

Orientação adicional para pesquisa patrocinada pela indústria—escritores médicos

Os escritores médicos devem estar a par das diretrizes que se aplicam às publicações que estejam produzindo, inclusive as diretrizes para relatos no website EQUATOR. Além destas, foram formuladas várias diretrizes especificamente para escritores médicos.

Diretrizes éticas e considerações

O relato completo, exato e transparente é uma parte integrante de conduta de pesquisa responsável. Muitas organizações estipulam o seguinte nas suas diretrizes:

Recursos das editoras para autores

Revisão de artigos de pesquisa

Os pesquisadores recebem com frequência pedidos para revisão por especialistas de artigos publicados em periódicos. As diretrizes para relatos podem ser recursos valiosos para verificar a integralidade de relatos de pesquisa.

Clique aqui para acessar recursos para revisão por especialistas, inclusive cursos on-line gratuitos.

Comunicação da pesquisa à mídia

Outros recursos

Oportunidades de treinamento

O site da WAME (Associação Mundial de Editores Médicos) apresenta um repositório de oportunidades contínuas de treinamento. Ele inclui uma lista de oportunidades de treinamento por autores de publicações científicas revistas por especialistas, revisores de manuscritos e editores de jornais científicos.

Explore também a seção links do site da EQUATOR