Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research

EQUATOR resources in Portuguese | Spanish

Diretrizes para relatos em formulação

As seguintes diretrizes estão atualmente sendo formuladas:

 

*****

Envie-nos um e-mail para registrar a elaboração da sua diretriz e evitar a duplicação de esforços.

*****

Diretrizes para relatar o impacto da participação de pacientes e do público na pesquisa: fortalecimento da base de evidências da participação de pacientes e do público

Relatos de intervenções manualizadas para disseminação e avaliação (Recomendação REMINDE)

Extensão CONSORT para intervenções sociais e psicológicas: CONSORT-SPI

Está atualmente em desenvolvimento uma extensão oficial da Recomendação CONSORT 2010 para relatar estudos randomizados controlados de intervenções sociais e psicológicas. No terceiro trimestre de 2013 será utilizado o método Delphi para criar os possíveis padrões para a diretriz. Os interessados diretos devem contatar a equipe de projeto para participar na formulação e divulgação da diretriz.

Checklist STROBE para resumos de conferências

O Grupo STROBE desenvolveu recentemente uma checklist para os resumos da conferência.

Projeto CIRCLe SMT (Consenso sobre a lista de critérios de relatos de intervenções em terapia manipulativa vertebral)

Diretriz para relatos de intervenções educacionais e iniciativas didáticas sobre práticas com base em evidências (Recomendação GREET)

Diretrizes para relatar estudos neuro-epidemiológicos

Este projeto tem por objetivo formular um conjunto de critérios de qualidade e diretrizes comparáveis para relatar transtornos neurológicos comuns.

Formulação de Padrões para Relatar Estudos de Execução de Fase IV (StaRI)

Formulação de uma diretriz para melhorar a qualidade da redação e publicação de estudos de Fase IV, especificamente aqueles com um grupo comparativo.

Diretrizes para relatos no campo da metaetnografia (eMERGe)

Formulação de novas diretrizes para relatar sínteses de evidências qualitativas da metaetnografia.

STROBE-Nut: uma extensão STROBE para epidemiologia nutricional

Desenvolvimento de uma checklist que pode ser usada para relatar epidemiologia nutricional.

Itens principais da checklist para relatos de séries de casos (PROCESSO)

As séries de casos constituem uma parte considerável da bibliografia médica. O objetivo deste projeto é desenvolver uma checklist e documento de orientação para os autores melhorarem a qualidade dos relatos de séries de casos. No momento está sendo realizada a busca de bibliografia.

Itens para relatar diretrizes em sistemas de saúde (RIGHT)

Desenvolvimento dos itens principais para relatar diretrizes práticas nos sistemas de saúde para assegurar relatos abrangentes e transparentes sobre tais diretrizes.

Formulação de uma diretriz para relatar estudos pilotos e de viabilidade

Objetivo: formular uma diretriz para relatar estudos pilotos e de viabilidade na preparação para um estudo randomizado controlado, como uma extensão à Recomendação CONSORT.

Diretrizes para relatar estudos prospectivos de desenvolvimento e de exploração IDEAL

A estrutura IDEAL (Ideia, Desenvolvimento, Exploração, Avaliação e Acompanhamento de Longo Prazo) (1) permite o desenvolvimento progressivo e sequencial de uma nova inovação cirúrgica, o que otimiza a segurança dos pacientes visto que a base de evidências é formada de forma controlada e com um propósito definido.
Essas diretrizes visam melhorar a integralidade dos relatos e protocolos para Estudos Prospectivos de Desenvolvimento IDEAL (PDS—fase 2a) e Estudos Prospectivos de Exploração (PES—fase 2b).
1. McCulloch P, Altman DG, Campbell WB, et al, para o Balliol Collaboration. No surgical innovation without evaluation: the IDEAL recommendation. Lancet 2009; 374: 1105–12.

Elaboração de diretrizes para relatar projetos experimentais baseados em caso único: projeto SCRIBE

Checklist para avaliação de relatos da metodologia de atualização em diretrizes atualizadas

Este projeto tem por objetivo formular uma checklist para estabelecer quais informações e como elas devem ser apresentadas em diretrizes atualizadas.

Checklist para conduta e relatos de estudos de microdeterminação de custos em assistência à saúde

Extensão CONSORT para ensaio randomizado controlado por grupos, de implementação escalonada

Desenvolver uma extensão da diretriz para relatar provas paralelas de grupo e produzir diretrizes recomendadas para ensaios randomizados controlados por grupos, de implementação escalonada.

CONSORT-equidade: melhoria da relevância de ensaios randomizados controlados para decisões orientadas à equidade

Está atualmente em desenvolvimento uma extensão oficial da Recomendação CONSORT 2010 para relatar ensaios randomizados controlados centrados em equidade.

Formulação de uma diretriz para relatos de estudos sobre tempo de diagnóstico

Consenso sobre modelo para relatos de programas de exercícios (CERT)

Extensão SPIRIT para ensaios em saúde infantil: SPIRIT-C

Está atualmente em elaboração uma extensão oficial da Recomendação SPIRIT 2013 definindo os itens padrão de protocolo para ensaios clínicos em crianças. No segundo e terceiro trimestres de 2014 foi utilizado o método Delphi para criar os possíveis padrões para a diretriz. Uma reunião de consenso foi realizada em 15 de setembro de 2014.

Extensão CONSORT para ensaios em saúde infantil: CONSORT-C

Está atualmente em desenvolvimento uma extensão oficial da Recomendação CONSORT 2010 para relatar ensaios randomizados controlados em crianças. Em 2009-2010 foi utilizado o método Delphi para criar os possíveis padrões para a diretriz. Uma revisão sistemática da bibliografia foi efetuada no segundo e terceiro trimestres de 2014. Uma reunião de consenso foi realizada em 16 de setembro de 2014.

Itens principais para relatar revisões sistemáticas e meta-análises – Relatos para crianças (PRISMA-C)

Está atualmente em elaboração uma extensão oficial da Recomendação PRISMA 2009 definindo os itens padrão de relatos para revisão sistemática em crianças. Será utilizado no segundo e terceiro trimestres de 2015 o método Delphi para criar os possíveis padrões de relatos para PRISMA-C . Convidamos os interessados em participar que contatem a equipe de projeto.

Itens principais para relatar revisões sistemáticas e meta-análises – Protocolos para crianças (PRISMA-PC)

Está atualmente em elaboração uma extensão oficial da Recomendação PRISMA-P definindo os itens padrão de protocolo para revisão sistemática em crianças. Será utilizado no segundo/terceiro trimestres de 2015 o método Delphi para gerar criar possíveis padrões para PRISMA-PC. Convidamos os interessados em participar que contatem a equipe de projeto.

GATHER: diretrizes para relatar estimativas exatas e transparentes de saúde

GATHER define boas práticas para documentar os estudos que relatam estimativas globais sobre a saúde. As estimativas globais de saúde incluem estimativas quantitativas em nível populacional (incluindo estimativas globais, regionais, nacionais, ou estaduais) dos indicadores de saúde, além de indicadores do estado de saúde como estimativas de mortalidade total e por causa específica, incidência e prevalência das enfermidades e lesões; e indicadores dos determinantes da saúde, inclusive os comportamentos de saúde e exposições da saúde.

Ferramenta de Referência CORE (Clareza e Transparência em Relatos: baseado em E3)

Uma ferramenta de referência para uso com a orientação ICH E3 de 1996 (e ICH posterior), para autoria de relatos de estudos clínicos. A referência CORE proporcionará clareza na orientação existente e soluções práticas para defender os princípios de compartilhamento responsável de dados de ensaios clínicos e para proteger o anonimato dos participantes nesses ensaios.

SMARTER: relatos padronizados sobre eficácia de ensaios clínicos em aborto medicamentoso

A recomendação SMARTER consiste de uma checklist de 12 itens e visa principalmente assegurar relatos apropriados sobre o regime usado, número de mulheres tratadas, quantas tiveram dados de acompanhamento (resultado) disponíveis, e resultados por idade gestacional. Relatar os resultados de maneira padronizada assegurará que os dados estejam disponíveis para proporcionar uma melhor síntese nas diretrizes baseadas em evidência.

Adaptação da checklist TIDieR para relatar intervenções de saúde pública, sistemas de saúde e políticas sociais e ambientais (UNTIDieR)

Adaptar a checklist TIDieR (Planilha para Descrição e Replicação de Intervenções) para relatar intervenções de saúde pública, sistemas de saúde e políticas sociais e ambientais com potencial para afetar a saúde da população que não se enquadra bem na estrutura TIDieR existente.

STARD para Resumos: itens essenciais para relatar estudos de precisão de diagnóstico em resumos de revista científica ou de conferência

Os estudos de precisão de diagnóstico avaliam a capacidade de um exame diagnóstico identificar corretamente os pacientes como tendo ou não uma doença particular. Os leitores dos relatos de estudo de precisão de diagnósticos usam os resumos para decidir se eles devem buscar o relato completo do estudo e investir tempo na leitura. Esta decisão requer uma descrição informativa da finalidade, métodos e resultados do estudo. Porém, os resumos dos estudos de precisão de diagnósticos geralmente relatam poucos detalhes, o que dificulta para os leitores avaliar o risco de viés e a aplicabilidade dos resultados de estudo.
Nossa meta é formular, divulgar e executar uma diretriz robusta para relatos que ajudará a melhorar o nível das informações apresentadas nos resumos de estudos de precisão de diagnósticos sobre itens essenciais na avaliação dos elementos de validade de estudo.

SAGER (Sexo e Equidade de Gênero em Pesquisa)

SAGER (Sexo e Equidade de Gênero em Pesquisa) é uma diretriz para incentivar um enfoque mais sistemático para relatos sobre sexo e gênero em pesquisa realizada em múltiplas disciplinas, promovida pelo comitê de política de gênero EASE.

Relatos sobre intervenções ortóticas (imobilização)

Esta diretriz objetiva ser uma extensão ou complemento de outras diretrizes para projetos específicos de pesquisa. Explica como intervenções ortóticas devem ser relatadas no contexto de um determinado projeto de estudo quantitativo.

Diretrizes para relatos de pesquisa de implementação e operacional

A pesquisa de implementação inclui ampliar o acesso aos produtos e estratégias de saúde que já estão disponíveis e demostrados que funcionam, mas que estão fora do alcance de muitas das pessoas que deles poderiam se beneficiar. Está baseada na identificação de problemas práticos que os programas de controle de doenças enfrentam e na busca de soluções que melhoram o acesso a intervenções de saúde e levam a melhores resultados de saúde. Diferentes métodos de pesquisa podem ser usados dependendo do tipo de problema estudado.
A pesquisa operacional usa um recurso existente—os dados coletados rotineiramente por programas—para fornecer maneiras de melhorar as operações dos programas e desse modo prestar uma assistência mais eficaz, racional e equitativa. A pesquisa de implementação e a pesquisa operacional são geralmente realizadas em estreita colaboração entre os pesquisadores e funcionários do programa de controle de doenças.

Relatos de pesquisa sobre eficácia/eficiência de visitas domiciliares (RoHVER)

Este projeto procura desenvolver um conjunto abrangente de diretrizes para relatar visitas domiciliares que melhorem a precisão das avaliações de intervenções neste cenário. Especificamente, as diretrizes se concentram em: (1) relatos de estudos de eficácia e adequação, (2) integração dos projetos de estudo endossados pelo programa HomVEE (eficácia/eficiência de visitas domiciliares), e (3) inclusão das diretrizes mais completas para relatar projetos de intervenção de visitas domiciliares e dados de execução.

COS-STAR: uma diretriz para relatar estudos que desenvolvem conjuntos de resultados principais

PRISMA-RR 2017: uma extensão do PRISMA para revisões rápidas

Esta diretriz abordará os relatos de revisões rápidas, inclusive aquelas com terminologia análoga (por exemplo, síntese rápida de evidência, síntese rápida de conhecimento).

 

Quando a diretriz for concluída e publicada, será retirada desta lista e incluída em nossa base de dados de diretrizes para relatos.

Avise-nos sobre projetos relevantes; isso evitará duplicação de processo e também pode ajudar-lhe a encontrar novos colaboradores.

Página atualizada em: 10 de fevereiro de 2016