Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research

EQUATOR resources in Portuguese | Spanish

Diretrizes para relatos em formulação

As seguintes diretrizes estão atualmente sendo formuladas (em desenvolvimento):

 

*****

A Rede EQUATOR encoraja o registro de toda e qualquer diretriz ou extensão de diretriz em desenvolvimento, para que o público seja alertado sobre o trabalho e se possa evitar a duplicação de esforços. Quando a diretriz for concluída e publicada, será retirada desta lista e incluída em nossa base de dados de diretrizes para relatos. Avise-nos sobre projetos relevantes; isso evitará duplicação de esforços e também pode ajudar-lhe a encontrar novos colaboradores.

Utilize este formulário (em inglês) para registrar aqui o trabalho de desenvolvimento de uma diretriz de relato: MS Word ou PDF.

O registro de uma diretriz em desenvolvimento nesta página não significa endosso ou apoio da Rede EQUATOR. O conteúdo das diretrizes em desenvolvimento listadas aqui é de responsabilidade de seus autores.

Visite nosso kit de ferramentas sobre como desenvolver uma diretriz de relato para obter informações e aconselhamento sobre como proceder.

*****

Diretriz para relatos no campo da metaetnografia (eMERGe)

Formulação de nova diretriz para relatar sínteses de evidências qualitativas da metaetnografia.

Diretriz para relatar estudos prospectivos de desenvolvimento e de exploração IDEAL

A estrutura IDEAL (Ideia, Desenvolvimento, Exploração, Avaliação e Acompanhamento de Longo Prazo) (1) permite o desenvolvimento progressivo e sequencial de uma nova inovação cirúrgica, o que otimiza a segurança dos pacientes visto que a base de evidências é formada de forma controlada e com um propósito definido.
Essas diretrizes visam melhorar a integralidade dos relatos e protocolos para Estudos Prospectivos de Desenvolvimento IDEAL (PDS—fase 2a) e Estudos Prospectivos de Exploração (PES—fase 2b).
1. McCulloch P, Altman DG, Campbell WB, et al, para o Balliol Collaboration. No surgical innovation without evaluation: the IDEAL recommendation. Lancet 2009; 374: 1105–12.

Checklist para conduta e relatos de estudos de microdeterminação de custos em assistência à saúde

 

Extensão SPIRIT para ensaios em saúde infantil: SPIRIT-C

Está atualmente em elaboração uma extensão oficial da Recomendação SPIRIT 2013 definindo os itens padrão de protocolo para ensaios clínicos em crianças. No segundo e terceiro trimestres de 2014 foi utilizado o método Delphi para criar os possíveis padrões para a diretriz. Uma reunião de consenso foi realizada em 15 de setembro de 2014.

Itens principais para relatar revisões sistemáticas e meta-análises – Relatos para crianças (PRISMA-C)

Está atualmente em elaboração uma extensão oficial da Recomendação PRISMA 2009 definindo os itens padrão de relatos para revisão sistemática em crianças. Será utilizado no segundo e terceiro trimestres de 2015 o método Delphi para criar os possíveis padrões de relatos para PRISMA-C . Convidamos os interessados em participar que contatem a equipe de projeto.

Itens principais para relatar revisões sistemáticas e meta-análises – Protocolos para crianças (PRISMA-PC)

Está atualmente em elaboração uma extensão oficial da Recomendação PRISMA-P definindo os itens padrão de protocolo para revisão sistemática em crianças. Será utilizado no segundo/terceiro trimestres de 2015 o método Delphi para gerar criar possíveis padrões para PRISMA-PC. Convidamos os interessados em participar que contatem a equipe de projeto.

Relatos sobre intervenções ortóticas (imobilização)

Esta diretriz objetiva ser uma extensão ou complemento de outras diretrizes para projetos específicos de pesquisa. Explica como intervenções ortóticas devem ser relatadas no contexto de um determinado projeto de estudo quantitativo.

Diretrizes para relatos de pesquisa de implementação e operacional

A pesquisa de implementação inclui ampliar o acesso aos produtos e estratégias de saúde que já estão disponíveis e demostrados que funcionam, mas que estão fora do alcance de muitas das pessoas que deles poderiam se beneficiar. Está baseada na identificação de problemas práticos que os programas de controle de doenças enfrentam e na busca de soluções que melhoram o acesso a intervenções de saúde e levam a melhores resultados de saúde. Diferentes métodos de pesquisa podem ser usados dependendo do tipo de problema estudado.
A pesquisa operacional usa um recurso existente—os dados coletados rotineiramente por programas—para fornecer maneiras de melhorar as operações dos programas e desse modo prestar uma assistência mais eficaz, racional e equitativa. A pesquisa de implementação e a pesquisa operacional são geralmente realizadas em estreita colaboração entre os pesquisadores e funcionários do programa de controle de doenças.

Relatos de pesquisa sobre eficácia/eficiência de visitas domiciliares (RoHVER)

Este projeto procura desenvolver um conjunto abrangente de diretrizes para relatar visitas domiciliares que melhorem a precisão das avaliações de intervenções neste cenário. Especificamente, as diretrizes se concentram em: (1) relatos de estudos de eficácia e adequação, (2) integração dos projetos de estudo endossados pelo programa HomVEE (eficácia/eficiência de visitas domiciliares), e (3) inclusão das diretrizes mais completas para relatar projetos de intervenção de visitas domiciliares e dados de execução.

PRISMA-RR 2017: uma extensão do PRISMA para revisões rápidas

Esta diretriz abordará os relatos de revisões rápidas, inclusive aquelas com terminologia análoga (por exemplo, síntese rápida de evidência, síntese rápida de conhecimento).

 

 

Página atualizada em: 26 de novembro de 2018