Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research

EQUATOR resources in Portuguese | Spanish

Sobre a biblioteca

A Biblioteca para relatos de pesquisa em saúde contém uma compilação atualizada das diretrizes e documentos de políticas afins destinados principalmente aos autores de artigos de pesquisa, editores de periódicos, revisores especialistas e desenvolvedores de diretrizes para relatos.

Para informação prática sobre como usar a orientação na Biblioteca para promover, ensinar e praticar a publicação exata, completa e ética de pesquisas em saúde, visite nossa seção Toolkits (Ferramentas: Autores; Editores; Bibliotecários; Professores). São também fornecidos recursos práticos para grupos formulando diretrizes para relatos.

Recursos da biblioteca
A página Library (Biblioteca) dá acesso a informações sobre disponibilidade de traduções Library interiorde diretrizes para relatos, redação científica, orientação formulada para grupos editoriais, orientação para financiadores de pesquisa sobre requisitos de relatos, diretrizes de relatos que estão em desenvolvimento, orientação para pesquisa patrocinada pela indústria e ética em pesquisa, publicação e diretrizes de boas práticas.

Procuramos selecionar os recursos úteis para exibir os links nas páginas da nossa Biblioteca, em vez de criar páginas exaustivas (e exaustantes). A única exceção a esta filosofia é nossa base de dados de diretrizes para relatos, que objetiva ser verdadeiramente abrangente.

Base de dados de diretrizes para relatos
Nossa base de dados de diretrizes para relatos contém dados pesquisáveis de todas as diretrizes (publicadas desde 1996) identificadas através das buscas sistemáticas de bibliografia. Tais diretrizes trazem orientação específica para diversos tipos de projetos de pesquisa, componentes de relatórios de pesquisa ou estados clínicos ou procedimentos específicos.

Procuramos ser muito inclusivos para oferecer todas as diretrizes para relatos publicadas, tanto genéricas (baseadas em metodologia) como específicas (por exemplo, definir terminologia ou dados) relacionadas à saúde humana. Porém, não incluímos orientação para relatar histopatologias e também excluímos orientação constante em texto de instruções de periódicos para autores, instrumentos projetados para a avaliação da qualidade do estudo, risco de viés e checklists de avaliação crítica. Em termos do processo para formular as diretrizes para relatos, não excluímos as diretrizes sobre a relevância de sua metodologia ou do processo de desenvolvimento.

Para informação e ajuda sobre como usar e pesquisar a base de dados de diretrizes para relatos, visite nossa página Help (Ajuda).

Busca de bibliografia para identificar as diretrizes para relatos
Infelizmente ainda não há terminologia padronizada nem prática de indexação de banco de dados de diretrizes para relatos, o que dificulta a identificação eletrônica de diretrizes relevantes publicadas. A terminologia comum atualmente em uso inclui: diretrizes para relatos; padrões para redação e publicação de relatos; orientação sobre relatos; requisitos para relatos; critérios para relatos; recomendações para relatos; checklists de relatos; recomendação e instruções para relatos, além de muitas outras variantes. Assim, desenvolvemos recentemente quatro estratégias de busca altamente sensíveis para identificar diretrizes para relatos em Pubmed, Embase, Cinahl e Web of Science. Cada estratégia de busca foi elaborada rigorosamente por processo interativo incluindo a identificação de termos controlados de vocabulário relevante, termos de texto livre e termos de publicação e um exame de registros bibliográficos para diretrizes-chave. Além disso, fizemos um exame dos registros bibliográficos para as diretrizes-chave a fim de identificar como os termos de índice são atribuídos na prática e o nível de consistência da indexação em cada base de dados. O catálogo da biblioteca para relatos de pesquisa em saúde foi usado como referência padrão para medir a taxa de recuperação de cada estratégia de busca.

Ao elaborar essas estratégias de pesquisa, descobrimos que a terminologia usada por autores para referir/descrever as diretrizes para relatos varia enormemente e também que as práticas de indexação de bases de dados não são consistentes. Assim sendo, até que uma terminologia padronizada e/ou novos cabeçalhos de indexação ou práticas de indexação consistentes sejam adotados, nossas estratégias de busca são e serão deliberadamente responsivas para assegurar que novas diretrizes para relatos não sejam omitidas.

As estratégias de busca são executadas regularmente para identificar novas diretrizes para inclusão na base de dados. Os resultados de cada busca para atualizar bibliografia são classificados por relevância pela Equipe da EQUATOR Network, e quando exigido pelos membros do Grupo de Coordenação, que define quais diretrizes serão incluídas na biblioteca.

As quatro estratégias de busca estão disponíveis para baixar (PDF) de: estratégias de busca de diretrizes para relatos