Autores de artigos de pesquisas
Os seguintes recursos podem ajudá-lo a produzir publicações de pesquisa de alta qualidade:
- Planejamento e realização da pesquisa
- Redação de artigo
- Compartilhamento e descrição de dados
- Orientação adicional para pesquisa patrocinada pela indústria
- Diretrizes éticas e considerações
- Recursos das editoras para autores
- Revisão de artigos de pesquisa
- Comunicação da pesquisa à mídia
- Outros recursos
- Oportunidades de treinamento
- Que posso fazer para apoiar as iniciativas da EQUATOR Network
Planejamento e realização da pesquisa
É importante estar a par dos roteiros para redação de artigos científicos e levá-los em consideração ao planejar e realizar seu estudo de pesquisa:
- A ferramenta Ensaios Clínicos do NIHR (Instituto Nacional para Pesquisa em Saúde) fornece orientação para pesquisadores no projeto e realização de ensaios clínicos financiados com fundos públicos no Reino Unido. Através do uso de um mapa interativo, este site fornece informação sobre as melhores práticas e descreve os requisitos legais e práticos em vigor para realizar ensaios clínicos.
- A ferramenta Medicina Experimental do MRC (Conselho de Pesquisa Médica) do Reino Unido fornece orientação sobre requisitos legais e boas práticas no projeto, realização e divulgação de estudos sobre medicina experimental.
- A ferramenta Dados e Tecidos do MRC traz ajuda prática com relação aos requisitos legais e boas práticas no uso de informações pessoais e amostras de tecidos humanos em pesquisa de saúde no Reino Unido, como a Lei de Proteção de Dados (1998) e a Lei sobre Tecidos Humanos. Grande parte das informações, que é apresentada nos mapas, é direcionada às etapas de planejamento e aprovações para criar um projeto de pesquisa.
- A ferramenta Ensaios Globais da Saúde (parte da Rede Mundial de Saúde) para planejamento, orçamento e projetos de estudo de pesquisa incluem modelos de protocolo e outros, links para ferramentas, etc. Os recursos estão focados predominantemente em pesquisadores nos países de baixa e média renda.
- A recomendação SPIRIT 2013 fornece orientação sobre o conteúdo mínimo que deve ser incluído em um protocolo de ensaio clínico e é composta de um checklist de 33 itens.
Chan A-W, Tetzlaff JM, Altman DG, Laupacis A, Gøtzsche PC, Krleža-Jerić K, Hróbjartsson A, Mann H, Dickersin K, Berlin J, Doré C, Parulekar W, Summerskill W, Groves T, Schulz K, Sox H, Rockhold FW, Rennie D, Moher D. SPIRIT 2013 Statement: Defining standard protocol items for clinical trials. Ann Intern Med 2013;158(3):200-7.
As revisões sistemáticas representam uma parte importante das pesquisas publicadas. Do mesmo modo que a pesquisa primária, boas revisões sistemáticas devem ser bem planejadas, realizadas e descritas. Os seguintes recursos dão orientação para o desenvolvimento das revisões sistemáticas:
- Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions, Cochrane Collaboration. Standards for the Reporting of Cochrane Intervention Reviews (MECIR), Cochrane Collaboration
- Little J, Higgins JPT (editors). The HuGENETM HuGE Review Handbook, version 1.0. Guidelines for systematic review and meta-analysis of gene disease association studies (ver também Systematic Reviews of Genetic Association Studies, PLoS Medicine 2009, 6 (3):e1000028)
- Systematic Reviews. CRD’s guidance for undertaking reviews in health care. Centro para Revisões e Divulgação, Universidade de York, 2009
- Methods Guide for Effectiveness and Comparative Effectiveness Reviews (AHRQ 2008 -)
- Finding What Works in Health Care: Standards for Systematic Reviews. Capítulo 5—Standards for Reporting Systematic Reviews. Relatório de consenso do Instituto de Medicina. 2011
Redação do artigo
Um bom artigo científico combina o estilo de redação claro com um padrão elevado de relato do conteúdo da pesquisa:
- Orientação sobre redação científica
Ajuda para redação científica—artigo anotado
Simera, I; Altman, DG. Reporting medical research (Int J Clin Pract. 2013;67(8): 710-716; PMID: 23656235) - Recomendações para conduta, relatos, revisão e publicação de trabalho acadêmico em jornais médicos (recomendações ICMJE).
- Diretrizes para relatos (busca uma lista abrangente de diretrizes disponíveis apropriadas para cada tipo de estudo)
- Exemplos de relatos de pesquisa (exemplos específicos mostrando por que e como descrever corretamente os aspectos importantes de um ensaio ou outros tipos de estudo de pesquisa)
- The COBWEB tool: http://cochrane.fr/cobweb/ [Basta criar qualquer nome de usuário para utilizar a ferramenta]
Dica: quando finalizar sua redação…
Quando publicado, seu artigo começará uma vida nova e independente — será lido e avaliado e pode contribuir para revisões sistemáticas, ser fonte de informações em diretrizes clínicas e ter influência em práticas clínicas, entre outras coisas. Portanto, antes de enviar seu artigo para um periódico, considere se ele é “adequado para a finalidade” e se pode passar por este escrutínio futuro. Por exemplo, pergunte-se se um revisor Cochrane poderá identificar seus métodos de estudo para avaliar o risco de viés (Manual Cochrane, Tabela 8.5.a); se os resultados numéricos podem ser extraídos do seu artigo sem nenhuma ambiguidade; se há detalhes suficientes sobre sua intervenção para permitir o uso na prática clínica etc.
Compartilhamento e descrição de dados
Compartilhar dados é uma prática comum em algumas disciplinas científicas e é um requisito adotado pelos principais organismos que financiam pesquisas. Esta prática ainda não foi adotada totalmente pela comunidade de pesquisas clínicas, mas a tendência está se movendo definitivamente para esta direção.
Vários organismos principais que financiam pesquisas adotaram em suas políticas o requisito do compartilhamento de dados (PDF). As políticas são baseadas principalmente nos princípios da OECD (The
OECD Principles and Guidelines for Access to Research Data from Public Funding (PDF), 2007).
Outro bom recurso de informações é o site Aliança Global para Genômica e Saúde (ver Estrutura para Compartilhamento Responsável de Genomas e Dados Relacionados à Saúde (PDF))
Uma diretriz para a preparação dos dados clínicos brutos para publicação está listada em nossa Biblioteca com algumas outras diretrizes mais específicas para relatos de dados.
Para orientação sobre relatar e compartilhar dados de experimentos biológicos e biomédicos, visite MIBBI: portal de Informações Mínimas para Investigações Biológicas e Biomédicas, e BioSharing.
Orientação adicional para pesquisa patrocinada pela indústria—escritores médicos
Os escritores médicos devem estar a par das diretrizes que se aplicam às publicações que estejam produzindo, inclusive os roteiros para redação de artigos científicos no website EQUATOR. Além destes, foram formuladas várias diretrizes especificamente para escritores médicos.
Diretrizes éticas e considerações
O relato completo, exato e transparente é uma parte integrante de conduta de pesquisa responsável. Muitas organizações estipulam o seguinte nas suas diretrizes:
Recursos das editoras para autores
- Jornal de Epidemiologia Clínica: série de dicas sobre redação
- Elsevier: Ética na pesquisa e publicação
- Wiley-Blackwell: Ética na publicação
- Coleção de diretrizes para relatos PLoS
- Springer: Academia para Autores de Jornais
- SAGE: Métodos de pesquisa
- BMJ: Notas sobre Estatística
Revisão de artigos de pesquisa
Os pesquisadores recebem com frequência pedidos para revisão por especialistas de artigos publicados em periódicos. Os roteiros para redação de artigos científicos podem ser recursos valiosos para verificar a integralidade de relatos de pesquisa.
Clique aqui para acessar recursos para revisão por especialistas, inclusive cursos on-line gratuitos.
Comunicação da pesquisa à mídia
Outros recursos
- AuthorAID (apoio para que pesquisadores de países em desenvolvimento publiquem seus trabalhos)
- A Practical Guide for Health Researchers (PDF). EMRO DA OMS 2004.
Oportunidades de treinamento
O site da WAME (Associação Mundial de Editores Médicos) apresenta um repositório de oportunidades contínuas de treinamento. Ele inclui uma lista de oportunidades de treinamento por autores de publicações científicas revistas por especialistas, revisores de manuscritos e editores de jornais científicos.
Explore também a seção links do site da EQUATOR